segunda-feira, 30 de abril de 2012

Tendencia Masculina


Hermano Silva, nosso blogueiro associado e autor do The Gentleman, comenta as principais tendências do inverno 2013 para os homens, apresentadas durante as semanas de moda masculinas internacionais. Entre textos e vídeos, o jornalista explica as melhores maneiras de aproveitar algumas apostas para a próxima temporada.Looks das semanas de moda masculinas. 1. O NOVO TERNODesta vez não se trata de um terno que se parece com o do seu pai nem de um uniforme sem graça. O terno foi atualizado e tem agora uma versão contemporânea: é mais perto do corpo e a jaqueta é ligeiramente mais curta. O terno deve preferencialmente ser combinado com acessórios divertidos – alfinetes, botões coloridos e lenços de bolso.Esta é uma temporada que resgata as tradições de alfaiataria num sentido mais abrangente, sendo o casaco longo e o blazer de abotoamento duplo as peças principais depois do terno (bons exemplos vieram das coleções de ValentinoPrada e Burberry). Alfaiataria comunica segurança e estabilidade e talvez seja por isso que os modelos estavam mais arrumados do que em estações recentes.A marca italiana Bottega Veneta propõe talvez a versão mais intrigante deste novo terno. O estilista Tomas Maieracrescenta aplicações coloridas e brilhantes em ternos slim, criando um efeito quase tridimensional. As linhas gráficas dão ao corpo um aspecto mais vertical (quem não quer parecer mais alto e mais magro?). É definitivamente uma coleção que vai agradar aos homens que não são tão altos2. O COURO KINKY (ou a mania Mapplethorpe)O fotógrafo americano Robert Mapplethorpe (1946-1989) revolucionou o mundo da arte durante o final dos anos 1970 e 1980 com suas fotografias provocativas. Seu contato com o mundo underground gay de Nova York foi fundamental para definir a sua estética e também para definir a sua própria personalidade. Ele frequentemente fotografou seus amigos e a si mesmo em roupas de fetiche. Para entender melhor a sua personalidade, recomendamos o livro “Só Garotos” de Patti Smith (Editora Cia das Letras) - que parece influenciar muitas pessoas da indústria criativa nesse momento.Dito isto, é muito interessante ver quantas interpretações o “visual Mapplethorpe” ganhou nesta temporada. O couro preto emergiu como uma matéria prima importante. Ele está presente de várias maneiras – muito além da clássica jaqueta de motociclista. Todos parecem desejar um pouco do universo de Mapplethorpe: das marcas mais comerciais como TopMan aos designers mais intelectuais, como Raf Simons na sua última coleção masculina para a marca Jil Sander. Uma dica: se você quiser aderir ao look fetiche de verdade, considere usar luvas de couro.Talvez a coleção de maior sucesso neste estilo foi a de Stefano Pilati para Yves Saint Laurent(recentemente confirmado como sendo a sua coleção masculina de despedida já que deixará a empresa). Todos os elementos de fetichismo estão lá mas de uma maneira muito chic, com alfaiataria impecável, sendo às vezes quase poderoso e misterioso demais para se deixar levar.3. NÃO É SOBRE ‘ESTAR NA MODA’: PARECER MASCULINO É O SUFICIENTEO título deste tópico é bastante auto-explicativo. Mas caso você não tenha notado: alguns anos atrás houve uma mudança que fez todos os hipsters deixarem de se parecer com o cantor Justin Bieber para começar a se parecer com um lenhador. Foi quando os designers assimilaram estereótipos da classe trabalhadora e também passaram a celebrar a individualidade.Esta temporada o homem ideal poderia ser um marinheiro (Louis VuittonLou DaltonMugler), umsoldado (Dior HommeUmit Benan) ou um suburbano (GivenchyChristopher ShannonMartine Rose). E olhando para trás, é notável o que o estilista japonês Junya Watanabe fez em suas últimas coleções. No fim não importa mais de onde esses designers têm buscado inspiração, porque a mensagem principal é: “contanto que ele pareça masculino…”.Esta temporada foi a Lanvin que fez todas essas camadas complexas de masculinidade se unirem. Os estilistas da casa, Alber Elbaz e Lucas Ossendrijver, conseguiram atingir uma certa aspereza mas com cavalheirismo. Ao apresentarem uma alfaiataria incrível e tecidos luxuosos, nunca um boxeador pareceu tão elegante. As calças têm cintura alta e as barras são mais amplas, as jaquetas têm inserções emprestadas das roupas de motociclistas, enquanto os ombros engrandecidos transmitem força. Estas roupas estão dialogando com os nossos tempos. Esta é uma coleção que irá cativar as mulheres também, especialmente aquelas que apreciam boas maneiras tanto quanto braços fortes.

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